A Associação Sul-Mato-Grossense de Criadores de Ovinos (Asmaco) realizou uma parceria inédita com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul durante a 85ª Expogrande. Neste ano, o Setor de Ovinocultura da UFMS levou ao Pavilhão da Asmaco seis animais pertencentes à Fazenda Escola.
Os ovinos ficarão expostos no decorrer da feira, e além disso, acadêmicos dos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia, acadêmicos de pós-graduação (mestrado e doutorado) e professores estarão disponíveis para conversar e esclarecer dúvidas a respeito do sistema de produção de ovinos no Cerrado Sul-mato-grossense.
O Setor de Ovinocultura começou em 2012 e fica localizado na Fazenda Escola da UFMS, no município de Terenos. Neste período foram realizadas diversas pesquisas com o intuito de preencher espaços ainda não respondidos na Ovinocultura de Corte praticada em nossa região.
Todas as pesquisas realizadas são expostas para o público em geral, através dos projetos de extensão, com a participação em eventos e dias de campo. Essa é a primeira vez que os animais estão em uma exposição.
A principal finalidade dessa parceria é a integração Universidade e Sociedade, sendo possível a divulgação das atividades realizadas no Setor de Ovinocultura.
Além disso, é uma excelente oportunidade para os produtores conhecerem as técnicas de manejo que são aplicadas no rebanho ovino da Fazenda Escola.