Menu
Busca sexta, 25 de abril de 2025
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
22º
Expogrande tem apoios
Expogrande apoios
Notícias

Troféu Marco Verde homenageia ambientalistas na Assembleia Legislativa

05 junho 2014 - 00h00
Nesta quarta-feira (04), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul homenageou pessoas e instituições defensoras do meio ambiente com o troféu Marco Verde “Doutora Graziela Maciel Barroso”. A Sessão Solene foi proposta pelos deputados Laerte Tetila (PT), presidente da Comissão de Trabalho, Cidadania e Direitos Humanos, e Marcio Monteiro (PSDB), presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Políticas Rural, Agrária e Pesqueira da Casa de Leis.
 
Para Laerte Tetila, a situação do meio-ambiente está cada vez mais crítica. “Temos que fazer uma reflexão sobre o que está acontecendo no mundo, a natureza foi divinamente planejada e com a evolução e uso dos recursos naturais pelos humanos, a Terra está se degradando. Em 1962, começou a grande preocupação com o meio-ambiente e cada vez mais essa preocupação aumenta. Mas, existe esperança, sim, nem tudo está perdido. A questão ambiental é uma preocupação que precisa estar latente em todos nós. Há que se ter uma consciência nova e parceria do governo com a sociedade, antes que seja tarde demais”, disse.
 
Marcio Monteiro afirmou que “o nome dado ao troféu Marco Verde Doutora Graziela Maciel Barroso é uma homenagem justa a uma estudiosa sul-mato-grossense que dedicou sua vida à causa. Temos o dever de estar sempre homenageando esta botânica pela trajetória que teve. Desta forma quero parabenizar a todos os homenageados e que essa Casa de Leis tenha sempre a sensibilidade e o dever de lutar, cada vez mais, para que o ambiente com conforto e bem-estar que nós desejamos, seja responsabilidade de cada um”.
 
O troféu foi criado pela Resolução nº 34, de 22 de maio de 2013 para homenagear uma das mais importantes botânicas deste país. A doutora Graziela Maciel Barros nasceu em 11 de abril de 1912, na cidade de Corumbá. Seu nome batizou plantas, identificou herbários e sinalizou pontos no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. O troféu passou a ser entregue anualmente, em sessão solene, durante a Semana do Meio Ambiente. Também participaram do evento os deputados Cabo Almi (PT), Amarildo Cruz (PT) e Eduardo Rocha (PMDB).
 
Reconhecimento – Receberam o Troféu Marco Verde pelo trabalho desenvolvido na defesa e conservação do meio-ambiente o produtor rural Milton Barbosa Bueno; o sub-tenente Ismael Carlos Frais Junior; o professor de matemática Jhonatthan Gonçalves de Araújo; o professor de história Airton Wanderlei Dal’Agnol; o major da Polícia Militar Carlos Magno da Silva; a representante da Comissão de Meio Ambiente da OAB/MS, Giselle Marques de Araújo; o empresário Geraldo Augusto da Silva e a geóloga Angélica Haralampidou. Foram homenageados ainda o engenheiro florestal José Henrique Nogueira; o agrônomo Silvio Favero; o engenheiro sanitarista e ambiental Raffael Felipe Pretto; a bióloga Eliane Crisóstomo Dias Ribeiro; o engenheiro civil Marcos Antônio Moura Cristaldo e a bióloga Luclécia Carnaúba da Terra.
 
Também foram homenageadas a empresa Eldorado Brasil, representada pela engenheira Luciana Bortolucci, gerente de sustentabilidade e três escolas: Escola Municipal Elpídio Reis, representada pela diretora Maria Christina Gonçalves de Oliveira, a Escola Municipal Prof. Vanderlei Rosa de Oliveira, representada pela diretora Angela Maria Faustino de Oliveira dos Santos e a Escola Municipal Carlos Vilhalva Cristaldo, representada pela diretora Rosa Maria Rodrigues. 
 
Em nome dos homenageados, Milton Barbosa Bueno agradeceu o recebimento do Troféu e frisou o trabalho da Assembleia Legislativa. “Quero homenagear aqui todos que participaram do grupo da Vinhaça, agora o projeto está aqui na Assembleia para ser votado, maior alegria do que receber esse troféu é a aprovação deste projeto aqui na Casa. Acho a iniciativa da Assembleia maravilhosa em nos homenagear, isso é a certeza que estamos no caminho correto, não desanimem, sejam multiplicadores. A Assembleia Legislativa, fazendo essa homenagem, engrandece nosso trabalho”.
 
O engenheiro florestal José Henrique Nogueira, funcionário do Instituto do Meio-Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), afirmou que a homenagem é uma forma de reconhecimento ao trabalho de todos que lutam em prol da causa do meio ambiente. “Hoje, a Assembleia Legislativa está reconhecendo os batalhadores deste campo”. Já a gerente de Recursos Hídricos do Imasul e geóloga, Angélica Haralampidou, disse que "após 20 anos de trabalho na área, é um reconhecimento muito importante da árdua tarefa do dia-a-dia”. 
 
A diretora da Escola Municipal Elpídio Reis, Maria Christina Gonçalves de Oliveira considerou que essa valorização “vem junto com toda a responsabilidade da educação em contribuir para que os alunos tenham a consciência socioambiental e transformem a sociedade. Importantíssimo o Poder Público valorizar essas ações. Demonstra preocupação com a questão ambiental”. Já o advogado Victor Salomão Paiva afirmou: “a Assembleia Legislativa, fazendo essas homenagens, reconhece e incentiva os ambientalistas a continuarem lutando pelo meio ambiente”.