Em uma região de expansão das manadas de cavalos crioulos, a etapa de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, da Exposição Passaporte de Outono 2025 reconheceu a qualidade de equinos jovens e promissores na manhã de sábado (5/4) no Parque de Exposições Laucídio Coelho, onde acontece a 85ª Expogrande.
O potranco menor Juramento da Barra Funda foi escolhido como o Melhor Exemplar da mostra, que classificou oito indivíduos para a Grande Final da Morfologia do Cavalo Crioulo, na Expointer. O animal de pelagem zaina é filho do Freio de Prata Urco de Santa Thereza e de Estampa da Sagarana e também se consolidou como Grande Campeão da prova organizada pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Mato Grosso do Sul e Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).
Segundo o jurado principal Luciano Corrêa Passos, a grande final contou com exemplares de selo racial marcado e que caminham muito bem. “O vencedor é um potranco elegante, de boa frente, boa cabeça e equilibrado em suas linhas”, salientou.
Emocionado, o criador Roberto Araújo Diedrich, da Fazenda Barra Funda, de Costa Rica (MS), disse que, apesar de já ter participado da Expointer com outros animais, esta será a primeira fez que irá a Esteio com animais de sua própria criação, o que inclui o grande campeão e a reservada de grande campeã da etapa de Campo Grande. “É meu sonho de guri realizado”, garantiu o expositor, que preside o Núcleo de Criadores do MS e é vice-presidente de Expansão da ABCCC.
Entusiasmado com os projetos que estão pela frente para a raça ele enalteceu a agenda do cavalo Crioulo na região e os avanços obtidos na seleção. “O cavalo crioulo teve uma seleção natural no Pampa como um cavalo forjado na resistência. Hoje, com a evolução de seleção, trabalhamos com três pilares: a morfologia, o Freio de Ouro e a Marcha de Resistência. O que nos permite obter animais bonitos morfologicamente e funcionais, bons de esporte e de trabalho”, reconheceu Diedrich.
Nas fêmeas, a fila final destacou-se por reunir filhas de pais renomados das pistas do Cavalo Crioulo. Quem levou a melhor foi a potranca menor baia Imagem de Santa Larissa, de Luiz Kendy Maeda, da Cabanha Santa Larissa, de Tijucas do Sul (PR). Ela é filha de Fantástico de São Pedro e Fanfarra da Maya e, com isso, carrega a genética de grandes campeões do Freio de Ouro.
Segundo o jurado, a fêmea baia encantou pelo equilíbrio, feminilidade, leveza de pescoço e comprimento. Mas admitiu que mudanças na fila final seriam justificadas tamanha a uniformidade de qualidade das finalistas. “Estou satisfeito com esses animais aqui apresentados que enobrecem a raça”, reconheceu. Ao lado do jurado auxiliar Felipe Ribeiro Moraes, ele informou que buscou exemplares de boa caminhada, leves de pescoço, bom tronco e aprumos. A prova teve supervisão técnica de Rafael Fagundes Sant’Anna.
A qualidade da etapa de Campo Grande, que contou com 35 exemplares marcados e 14 incentivos, foi referendada pelo diretor de equinos da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul), Nilson Ricartes, ao prestigiar a manhã de agenda do Cavalo Crioulo. “Foi uma excelente exposição que contou com a participação de diferentes estados e credenciou quatro machos e quatro fêmeas para a Expointer. Estão todos de parabéns”, pontuou, lembrando que a Acrissul é parceira do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Mato Grosso do Sul, também representado por seu vice-presidente Geraldo Paiva e diretor da Acrissul.
Incentivo
A sexta-feira (4/4) foi de Campeonato Incentivo. A prova consagrou como Melhor Exemplar a fêmea baia Queixada da Calidad, da expositora Anna Lucia Coelho Paiva, da Cabanha Calidad, de Anastácio (MS). Grande Campeã entre as fêmeas, ela é filha de Fichero do Capão Redondo e Basca Bella. Segundo o jurado, a potranca se diferenciou pelo caminhar em uma fila selecionada com foco em cabeça superior e bons aprumos. Nos machos, a vitória também foi para a Cabanha Calidad.
A expositora Anna Lucia Coelho Paiva levou o título de Grande Campeão Incentivo com o colorado Quebra Torto da Calidad. O exemplar tem sangue de Fantástico de São Pedro e GAP Magia. “Estamos muito felizes com essa participação e seguimos buscando melhorar sempre nosso plantel e nossos resultados”, salientou. Há 11 anos trabalhando na seleção de Cavalos Crioulos, a Cabanha Calidad no Mato Grosso do Sul uso de sêmen adquirido, principalmente de criatórios do Rio Grande do Sul.
O Ciclo Morfológico do Cavalo Crioulo 2025 conta com patrocínio de Supra, Vetnil, John Deere e Florestal.
Próximas Etapas
As etapas da Morfologia de outono seguem em Guarapuava/PR (11/4), Pato Branco/PR (25/04), Esteio/RS (28/4) e Uberaba/MG (29/4).
GRANDE CAMPEÃO, CAMPEÃO POTRANCO MENOR E MELHOR EXEMPLAR DA RAÇA BOX 15 JURAMENTO DA BARRA FUNDA
RESERVADO GRANDE CAMPEÃO E CAMPEÃO POTRANCO MAIOR BOX 23 CAMPANA JALISCO
TERCEIRO MELHOR MACHO E RESERVADO POTRANCO MENOR BOX 16 ÁGATA KENTUCKY
QUARTO MELHOR MACHO E TERCEIRO MELHOR POTRANCO MENOR BOX 17 INQUISITOR DE SANTA LARISSA
GRANDE CAMPEÃ E CAMPEÃ POTRANCA MENOR BOX 33 IMAGEM DE SANTA LARISSA
RESERVADA GRANDE CAMPEÃ E RESERVADA CAMPEÃ POTRANCA MENOR BOX 26 JABOTICABA DA BARRA FUNDA
TERCEIRA MELHOR FÊMEA E TERCEIRA MELHOR POTRANCA MENOR BOX 29 MOROCHA DO FUNDO DA SERRA
QUARTA MELHOR FÊMEA E CAMPEÃ ÉGUA MENOR BOX 38 ÁGATA JÓIA BOA