Menu
Busca sábado, 07 de setembro de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
27º
Festival Internacional da Carne
CONVÊNIO

São Paulo tem dez programas abertos para parcerias com Ministério da Agricultura

Recursos podem ser aplicados em equipamentos, execução de custeio, obras e serviços de engenharia, sempre por meio de emendas

03 abril 2024 - 12h22Por Mapa

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) disponibilizou para o Estado de São Paulo dez programas para parcerias com prefeituras, governo estadual, consórcios públicos, empresas públicas, sociedades de economia mista e organizações da sociedade civil. Em todos eles, é necessário que a liberação do recurso ocorra por meio de emenda parlamentar.

De acordo com Guilherme Fracarolli, chefe do Núcleo de Análise e Acompanhamento de Convênios (Nuac) da Superintendência de Agricultura e Pecuária no Estado de São Paulo (SFA-SP), os recursos podem ser aplicados em equipamentos, execução de custeio, obras e serviços de engenharia, dependendo do programa.

Os instrumentos variam. O modelo pode ser contrato de repasse, convênio ou termo de fomento. Em geral, os convênios contemplam a compra de implementos agrícolas pelas prefeituras. Os chamados contratos de repasse, semelhantes aos convênios, são usualmente destinados a obras. O termo de fomento é uma modalidade que visa estimular algumas ações relacionadas à agropecuária nos municípios através de Organizações da Sociedade Civil.

O primeiro programa foi liberado para São Paulo em 4 de março e o último, em aberto, finaliza em 31 de maio. Todos podem ser consultados na plataforma Transferegov.

Além de intermediar os repasses, a Divisão de Desenvolvimento Rural (DDR) da Superintendência monitora e fiscaliza se os recursos têm sido aplicados nas ações previstas. “É fundamental que prefeitos, consórcios e organizações da sociedade civil mobilizem os deputados e senadores de suas regiões para viabilizar os repasses por meio das emendas parlamentares”, disse o superintendente Guilherme Campos.