O rio Paraguai deve ter uma cheia significativa em 2010. É o que prevê o Modelad, modelo estatístico de previsão criado em 2008 pela Embrapa Pantanal, para monitorar as cheias e vazantes do rio, com base na régua de Ladário.
O pesquisador responsável pelo Modelad, Ivan Bergier, explica que nesta terça-feira (15/12), o rio está com 1,46 metros. “Se continuar subindo cerca de 2 centímetros por dia, em 31 de janeiro pode estar com aproximadamente 2,5 metros. Caso isso aconteça e as chuvas continuem fortes em janeiro e fevereiro, o nível máximo do rio deve ficar certamente acima dos 4 metros”, disse.
Segundo Bergier, são grandes as chances de ficar entre 5 e 6 metros em meados de 2010. Há a possibilidade também de o rio superar os 6 metros, o que aconteceria de forma antecipada, provavelmente em abril. “Isso somente ocorrerá se as chuvas forem persistentes durante a estação úmida”, afirma.
Pelo Modelad, se em 31 de janeiro o rio estiver com 2,5 metros, há 60% de chance de o nível máximo em 2010 chegar ao redor de 5,14 metros.
Em fevereiro, a Embrapa Pantanal divulga uma nova previsão de cheia.