As características típicas do Pantanal, principalmente, da flora do bioma resultam em um mel de tonalidade escura e sabor diferenciado. Pelas mãos da Associação dos Apicultores da Agricultura Familiar de Corumbá, no Assentamento Taquaral, o produto ganhou reconhecimento nacional. O grupo atendido pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Agroindústria, do Senar/MS, superou outros 296 méis de todo o Brasil, no Concurso CNA Brasil Artesanal em 2024.
“A gente não acreditava. Se ficássemos em quinto já era lucro. Foram anunciando a classificação, o coração foi apertando e a gente arrepiando. Quando veio a notícia que éramos campeões a emoção fui muito grande, tive o sentimento de que tudo valeu a pena”, relembra o fundador e membro atuante da associação, Valdinei da Conceição.
Esse combo de dedicação, conhecimento e um toque especial da flora pantaneira foi nossa história do #Transformando Vidas desta sexta-feira (31):
“No início o público tinha rejeição por conta da cor do nosso mel. Pensavam que era uma garapa, que misturávamos cana. Porque as pessoas estavam acostumadas a encontrar somente aquele mel clarinho nos mercados. Então foi um trabalho de propaganda mesmo para apresentar nosso produto”, relembra o apicultor.
A atividade apícola no assentamento começou em 1997, quando o primeiro curso foi ministrado na região. Desde então, o trabalho que era rudimentar foi tecnificado até se tornar o carro-chefe dos produtores. O apoio do Senar/MS foi essencial nesse processo.
“As parcerias foram surgindo e chegou o Senar nos capacitando. Fomos atendidos com os cursos de produção inicial, produção de rainhas, cera, própolis, cada vez mais nos incentivando na profissionalização da atividade. Hoje essa parceria segue com a técnica Taís que nos auxilia na Agroindústria”, comenta Valdinei.
Continuar ganhando o Brasil está nos planos dos apicultores do Pantanal. Com as técnicas de apicultura bem estabelecidas, conhecimento na bagagem e o mel diferenciado, é hora de expandir o mercado. “Queremos incluir outra cadeia importante que é a produção de propólis e sair do município para ganhar o Brasil”, finaliza.
ATeG Agroindústria
A da Associação dos Apicultores da Agricultura Familiar de Corumbá é atendida pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Agroindústria do Senar/MS. A cadeia constitui uma importante alternativa na geração de emprego, sucessão familiar e renda no meio rural. Os técnicos acompanham os empreendedores ao longo do processo, desde a produção até a comercialização.