Menu
Busca terça, 29 de abril de 2025
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
19º
Expogrande tem apoios
Expogrande apoios
SANIDADE ANIMAL

Mato Grosso acompanha investigação de caso atípico de 'vaca louca' no Pará

Por meio de nota Acrimat diz que espera que situação seja esclarecida o mais rápido possível

22 fevereiro 2023 - 09h57Por Canal do Boi

Após o comunicado do Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) sobre a investigação de um caso atípico de EEB (Encefalopatia Espongiforme Bovina), conhecida como "Mal da Vaca Louca", em um animal no estado do Pará. A Acrimat (Associação dos Criadores de Mato Grosso) informou que está acompanhando a situação. 

Conforme a nota da associação a expectativa é que “a situação seja esclarecida o mais rapidamente possível e aguarda as medidas a serem adotadas pelo Mapa em relação ao caso, uma vez que Mato Grosso  possui o maior rebanho bovino do Brasil e tem o país asiático como principal destino da proteína mato-grossense”. 

Entenda o caso 

Por meio de um comunicado o Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) informou que "todas as medidas estão sendo adotadas pelos governos e o animal foi submetido a análise laboratorial para a confirmação ou não e, a partir do resultado, serão aplicadas imediatamente as ações cabíveis".

Caso seja confirmado, as exportações de carne bovina para a China devem ser suspensas, segundo o protocolo sanitário assinado entre os países em junho de 2015. A última ocorrência da doença foi registrada em setembro de 2021, em frigoríficos de Nova Canaã do Norte (MT) e de Belo Horizonte (MG).

Em cumprimento ao protocolo sanitário firmado entre o Brasil e a China, as exportações de carne bovina foram suspensas, de setembro a dezembro daquele ano. Neste período de mais de 100 dias, o país deixou de exportar, pelo menos, 200 mil toneladas de carne bovina ao país asiático, principal cliente do Brasil. Isso representou, em receita cambial,  aproximadamente US$ 1 bilhão de dólares em prejuízos.