O Governo de Mato Grosso do Sul fará na quinta-feira, 10, a partir das 13 horas, o lançamento do Proleite-MS (Plano de Desenvolvimento da Bovinocultura de Leite de MS). O evento acontece no estande do Governo do Estado no Parque Laucídio Coelho, onde acontece a 85ª Expogrande, feira agropecuária que prossegue até domingo, dia 13.
O programa prevê a distribuição de 2 mil IATFs, que são doses de sêmen selecionado para gerar fêmeas; além de 1.200 embriões do sexo feminino, 276 bezerras; 106 novilhas já prenhes e 45 touros reprodutores. Devem ser atendidas cerca de 600 propriedades nessa fase. O objetivo final a ser atingido em 6 anos é elevar a produção leiteira em 4 milhões de litros de leite ao ano no Estado, com ganho de qualidade do rebanho e do produto final.
O Proleite beneficia diretamente, nessa primeira fase, 22 municípios localizados na bacia hidrográfica do Rio Paraná. São eles: Anaurilândia, Aparecida do Taboado, Bandeirantes, Bataguassu, Camapuã, Campo Grande, Cassilândia, Selvíria, Dourados, Glória de Dourados, Iguatemi, Inocência, Itaquirai, Ivinhema, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranaíba, Ponta Porã, Sidrolândia e Terenos.
A primeira fase do Proleite (Programa de Desenvolvimento da Bovinocultura de Leite) teve início com a publicação do Edital para aquisição dos produtos a serem distribuídos e prevê o melhoramento do rebanho leiteiro, aumento da qualidade e da produção de leite em Mato Grosso do Sul, consequentemente oferecendo à população um produto de melhor qualidade e com preço mais acessível. O Proleite é desenvolvido pela Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), através da Subsecretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável.
Patrocínio e apoio:
A 85ª Expogrande, que acontece de 03 a 13 de abril no Parque e Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande (MS), conta com o patrocínio das Casas Bahia, Sicredi, Sistema Fiems, Fort Atacadista, Energisa, Mécari, Soldamaq, CRMV-MS, Sebrae-MS, Caixa e Governo Federal, e o apoio da Fundação de Cultura, Governo do Estado e Setesc.