Menu
Busca segunda, 01 de julho de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
27º
MEIO AMBIENTE

Governo autoriza aceiros no Pantanal com até 50 metros de largura

Medida faz parte do pacote para contenção dos incêndios florestais no bioma

28 junho 2024 - 12h20Por Da Assessoria de Imprensa | Acrissul

O Governo do Estado, atendendo pleito feito pela Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso Sul) autorizou a ampliação de aceiros no Pantanal, nos limites de cerca que dividem as propriedades, de 6 metros para até 50 metros. A medida tem como objetivo ajudar a combater os incêndios na região que já devastaram milhares de hectares de matas.

A medida foi publicada nesta quinta-feira (27) em edição extra no Diário Oficial do Estado e tem validade de 180 dias.

Segundo a medida, assinada pelo secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), o proprietário ou possuidor de áreas rurais no Pantanal poderá efetuar a abertura de aceiros de até 50 metros de largura, na divisa de sua propriedade, por seus meios ou contando com ajuda de terceiros ou do poder público, quando destinado a prevenir ou impedir a propagação de incêndios florestais, mesmo que o aceiro se estenda por área de resguardo, reserva legal ou área de preservação permanente.

Como vai funcionar
O proprietário ou possuidor deverá, previamente à realização do aceiro, protocolar de forma eletrônica junto ao Imasul (Instituto de  Meio Ambiente de MS) o informativo genérico, conforme modelo constante da aba Licenciamento Ambiental/Formulários na página do instituto na internet (www.imasul.ms.gov.br). O pedido deverá ir acompanhado do mapa geral da propriedade ou posse com a indicação das áreas onde fará os aceiros, além do ART (Anotação  de Responsabilidade Técnica) por profissional habilitado.