A Subea (Subsecretaria de Bem Estar Animal de Campo Grande), realizou uma feira de adoção de cães e gatos no Parque Laucídio Coelho neste sábado (13). Com estrutura montada no pavilhão da Barraca da Veterinária, cerca de 70 animais foram acomodados no local, que recebeu o público da Expogrande 2024.
Segundo a subscretária de Bem Estar Animal, Ana Luiza Lourenço, todos os pet's foram avaliados e receberam tratamento específico. "Fizemos vermifugação, vacinação, todo um trabalho, um atendimento médico veterinário para estarem aqui pra já levar um animal saudável e também com um documento de castração gratuita", explica.
Para a doação é necessário ser maior de 18 anos, trazer comprovante de endereço e um documento com foto. A parceria feita junto à Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), é uma extensão do trabalho social desenvolvido pelas feiras todos os meses.
"Hoje nós temos mais de 200 protetoras e 11 só aqui no evento. O que é importante são todas as políticas públicas, não só uma ação isolada. Então percebemos que depois que a Subea começou a atender há um ano gratuitamente a população, já faz uma parte de prevenção desse anima", reforça Ana Luiza.
Conforme Guilherme Bumlai, presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), a parceria com a Subea é importância pois demonstra o cuidado e a atenção às questões sociais.

"É muito bom contribuir com a adoção desses animais que precisam de um lar, precisam de um carinho. São pequenas realizações, pequenos eventos na Expogrande, que tornam a magnitude da nossa feira", reforça.
Fundamental no controle de natalidade e redução de animais em situação de rua, a secretaria realiza em média mais de 600 castrações por mês. O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) também presta o serviço à população.
No caso de maus tratos aos animais é possível registrar denúncia anônima, pelo telefone 156. A Subea, disponibiliza às segundas, terças, quintas e sextas-feiras, consultas veterinárias gratuitas.
São distribuídas 15 senhas pela manhã, a partir das 7h30 e 15 senhas pela tarde, a partir das 13h. O tutor deve vir até a unidade de atendimento com o animal, além de documento com foto, comprovante de residência e o número do NIS.
Serviço
Endereço: Rua Rui Barbosa, 3538 – Centro.
Informações: 2020-1397