Amanhã, dia 10 de novembro, às 14 horas, representantes da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), se reúnem no Sindicato Rural de Paranaíba com alguns dos pecuaristas credores do Frigorífico Estrela (Frigoestrela).
A entidade quer levantar o número de produtores credores e o montante da dívida em Mato Grosso do Sul. Está pré-agendada uma Assembléia Geral para discutir o Plano de Recuperação Judicial do Frigoestrela, para o dia 13 ou 20 de novembro. A discussão deve acontecer no município Estrela do Oeste/SP, onde o estabelecimento tinha sua principal base.
A empresa deve cerca de R$ 300 milhões, sendo R$ 85 milhões para pecuaristas e fornecedores. Por lei, estes são os chamados quirografários, ou seja, aqueles que não possuem qualquer preferência ou garantia em relação ao seu crédito.
Além de Mato Grosso do Sul, onde o frigorífico tinha instalações em Paranaíba, produtores de Goiás, interior de São Paulo e do Paraná também foram prejudicados. Estima-se que 615 pecuaristas tenham a receber do Estrela.
A Famasul está orientando os pecuaristas prejudicados a entrarem em contato com a entidade pelo telefone (67) 3320-9700 para a representação na Assembléia Geral.