A Embrapa Agropecuária Oeste realizou o lançamento do livro “A História da Embrapa em Dourados”, uma obra que resgata os momentos mais marcantes da instituição desde sua fundação, em 1975, até os dias atuais. O evento aconteceu na sexta-feira, 13 de dezembro, às 9h30, no auditório da Unidade e contou com a presença de autores, pesquisadores, parceiros e convidados, que relembraram os principais desafios e conquistas da trajetória da Embrapa na região.
A solenidade foi acompanhada pela jornalista Christiane Congro Comas, que destacou a importância do livro como um registro histórico e uma homenagem aos profissionais que ajudaram a consolidar a Unidade como referência em pesquisa agropecuária e inovação sustentável. “É um momento muito especial que celebra uma trajetória de mais de quatro décadas, marcadas pelo trabalho coletivo, feito com dedicação e perseverança”, disse Congro.
Os pesquisadores e editores técnicos Fernando Mendes Lamas e Guilherme Lafourcade Asmus participaram do bate-papo, compartilhando detalhes sobre o processo de elaboração da obra e as histórias que marcaram a produção do livro. Fernando Lamas, ex-chefe da Unidade (2008-2013), explicou como surgiu o projeto e destacou os quatro capítulos que compõem a obra, revelando os desafios e as emoções ao longo do trabalho. Já Guilherme Asmus, também ex-chefe (2013-2020), trouxe uma perspectiva sobre o futuro da Unidade, abordada no capítulo final do livro.
O livro também conta com a dedicação dos editores técnicos e analistas: Alceu Richetti, Silvia Mara Beloni e Silvia Zoche Borges, além do trabalho da designer gráfica Eliete do Nascimento Ferreira. Uma página especial de agradecimentos concedidos à colaboração essencial de Geraldo Augusto de Melo Filho, Elo Ramiro Loeff, Irineu Schwambach, José Alexandre Ramos Trannin, Luis Carlos Ferreira de Souza, Eli Lourdes Vasconcelos e Suelma Pires da Silva Bonatto.
O editor técnico, historiador e professor da UFGD Carlos Barros Gonçalves, também participou do lançamento, trazendo insights sobre os desafios da produção de livros históricos e destacando a importância de preservar memórias institucionais. Outros ilustradores convidados, como o ex-chefe geral José Ubirajara Garcia Fontoura (Bira) e o produtor rural Edio Neuls trouxeram relatos pessoais sobre o impacto da Embrapa na transformação da agropecuária regional, além de relembrarem fatos históricos importantes que deram origem à Unidade.
Durante o evento, exemplares do livro impresso foram distribuídos aos participantes do bate papo e aos trabalhadores da Unidade, que puderam conferir detalhes da publicação que ao longo de quatro capítulos, destacando momentos importantes da criação da Unidade, que sempre contribuíram com o desenvolvimento de tecnologias adaptados à região e trabalhados em parceria com produtores rurais. A versão digital do livro está disponível e pode ser acessada no Ainfo, clique aqui .
Ao final, os convidados do bate papo, além dos editores técnicos, receberam kits de homenagem. Os kits foram entregues pelo Chefe-Geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Harley Nonato de Oliveira, que cerrou o evento destacando a relevância da obra como um legado para as futuras gerações. Ele disse ainda que "a história que não contada pode ser esquecida ou até distorcida. Registrar a história é fundamental para fornecer conhecimentos para aqueles que estão chegando".
A celebração foi marcada por memórias, emoções e pelo compromisso de seguir construindo uma história de inovação e desenvolvimento sustentável. Com o lançamento, a Embrapa Agropecuária Oeste reafirma sua contribuição para a agropecuária brasileira e a importância de suas parcerias ao longo de 49 anos de história.