Durante demonstração no pavilhão da Asmaco (Associação dos Criadores de Ovinos de Mato Grosso do Sul), nesta sexta-feira, 12, alunos, produtores rurais e técnicos do Senar-MS, prestigiaram a técnica de desossa de cordeiro com direito à degustação no final.
Segundo a organização, mais de 20 pessoas acompanharam o processo de corte, feito por Evandro Dresch do açougue Vermelho Beef. O profissional é referência no mercado e ensina o passo a passo em workshops e feiras agropecuárias. A carne utilizada na demonstração foi doada pela propriedade rural "Fazendas Indaiá", no município de Paraíso das Águas, região nordeste do estado.

A desossa de animais exige conhecimento e habilidade de quem utiliza a ferramenta de corte. Importante etapa na cadeia produtiva da carne, o processo deve ser feito com movimentos precisos e de maneira segura. O evento contou com a participação de alunos da rede estadual de ensino e da equipe de ATeG (Assistência Técnica e Gerencial do Senar-MS) estiveram presentes.
Painel sobre ovinocultura
O ciclo de palestras com representantes da ovinocultura iniciou com um café da manhã no auditório da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul). A primeira apresentação iniciou às 8h30 com participação de Fabio Mori (Vermeio), presidente da Asmaco.
O gestor trouxe informações sobre o trabalho desenvolvido pela associação, boas práticas da agropecuária, novas tecnologias e o cenário de modo geral na criação de ovinos em Mato Grosso do Sul.
Professor e coordenador do Curso Técnico em Agropecuária da Acrissul, Loacir Silva e equipe da ATeG do Senar-MS, em auditório de palestras - Foto: Assessoria de Comunicação | Acrissul
Na seqüência, a palestra sobre "cuidados com o cordeiro: do nascimento a desmama", com Paulo Henrique Esteves Estrada, médico veterinário. Em seguida, a Assistência Técnica e Gerencial na ovinocultura: o case de sucesso do cordeiro "Do Patron", com representantes da Fazenda Indaiá.
Thais Fernanda Farias de Souza Arco, zootecnista e supervisora dos ovinos no pavilhão também deu uma palinha durante o evento.
Asmaco
Com espaço maior e reformado desde a última edição da Expogrande, o tradicional pavilhão da Asmaco reuniu na edição da Expogrande 2024, aproximadamente 100 animais de sete espécies ovinas. Montada ao lado da administração da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), o pavilhão movimentou em 2023 mais de R$ 250 mil com a venda de 50 reprodutores.
A Associação possui diversos produtores de cordeiro, sendo a grande maioria em genética. O pavilhão conta com sete expositores associados.