São mais de 105 cooperativas instaladas em Mato Grosso do Sul, o que corresponde a mais de 3.500 empregos diretos; mais de 80 mil associados; e 9% do PIB Estadual. Os dados são da Organização das Cooperativas do Brasil de Mato Grosso do Sul (OCB/MS).
Como números tão atrativos, o modelo de negócio não poderia ficar de fora da programação de palestras do Estande da PrefCG na Expogrande 2024. O cronograma que começou na segunda noite da feira de agronegócios segue até domingo (14) trazendo diversos temas e histórias de sucesso de empreendedores que fazem a diferença em Campo Grande e no Mato Grosso do Sul.
Cloilton Peinado Brahim contou a história da CoopGrande. Fundada em 1935, por colonizadores japoneses, a cooperativa sempre esteve focada na agricultura, especificamente, na horticultura profissional, convencional, orgânica, hidropônica e fruticultura. Hoje eles contam com equipe técnica especializada para atendimento interno “loja” e no campo e disponibilizam orientação comercial e acompanhamento de projetos aos cooperados.
Já o advogado Renato Zancanelli de Oliveira trouxe um panorama jurídico desta relação. Ele explicou que foi em 1971 que as cooperativas brasileiras passaram a ter uma lei específica, a Política Nacional do Cooperativismo (Lei 5.764/71). Mas foi somente com a Constituição de 1988 que as cooperativas ganharam mais autonomia ao ser estabelecido que “a criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativas independem de autorização, sendo vedada a interferência estatal em seu funcionamento”.
A noite encerrou com a história da Loja Metatrom do Grupo Shirro. A empresária Rosangela Pereira Machado contou como ela e a irmã Shirley Pereira Machado saíram de um pequeno negócio para se tornarem uma rede de seis lojas, que emprega atualmente cerca de 40 pessoas. Um diferencial na empresa dela é o fortalecimento da igualdade de gênero. A empresa já recebeu o Selo “Compromisso com a Igualdade de Gênero” da PMCG – que é inspirado nos sete princípios de Empoderamento das Mulheres, ditados pela ONU Mulheres Brasil em conjunto com a Rede Brasileira do Pacto Global.