A raça bovina Barrosã é considerada a mais bela entre todas as raças bovinas do mundo e têm registros de sua existência pelo menos há mais de dez mil anos. A origem da existência da raça é do norte da África.
Animais de características parecidas, principalmente no tamanho e na espessura dos chifres já existiam por lá. O gado migrou para a península ibérica e a expansão da raça aconteceu posteriormente no Planalto Barroso, norte de Portugal. Local que deu origem ao nome da raça.
O animal da raça tem uma carne saborosa e macia. Que tem sido explorada cada vez mais a partir do momento em que se tornou Carne Barrosã – Produto Certificado de Origem Protegida.
O Barrosã tem certificação exclusiva de suas vitelas quando os animais são abatidos entre os 5 e 9 meses de idade, pesando até 130 kg. Além disso, os touros são ótimos reprodutores e seus sêmens podem ser coletados a partir dos 16 meses.
Em Portugal, nas tradicionais chegas, é possível ver a disputa entre dois touros da raça de aldeias distintas. O boi vencedor é desfilado como troféu decorado com flores e bandeirolas, com a finalidade de simbolizar a força cultural e econômica daquele povo.
Além das festividades que acontecem geralmente aos domingos, ainda é possível encontrar diversos exemplares do animal no tradicional concurso anual da raça. O Barrosã é considerado um animal dócil de características marcantes. Sua pelagem de cor cereja é curta e fina, e nas regiões dos olhos e pálpebras apresentam cores mais claras.
Contudo, no Brasil não foram encontradas fazendas de criação do Barrosã. A raça ainda continua sendo principalmente desenvolvida com mais força no país de origem. A Amiba (Associação dos Criadores de Bovinos de Raça Barrosã) é a responsável pelo registro oficial e genealógico dos animais.