O presidente da Acrissul, Guilherme Bumlai, abriu oficialmente na noite desta quinta-feira, 3, a 85ª Expogrande. Na cerimônia, fez um breve histórico da feira agropecuária, num comparativo entre a 1ª Feira de Amostras de Mato Grosso, que passou por uma série de transformações, tornando-se a Expogrande, no modelo e configuração que é hoje. "Nosso rebanho reduziu nos últimos anos, com a diversificação da economia, mas aumentamos a nossa produção. Fechamos 2024 com um recorde de abate e, pelos indicativos de 2025, vamos superar essa marca", destacou.
Guilherme Bumlai aproveitou a cerimônia para anunciar que o Mato Grosso do Sul vai finalmente receber no próximo dia 27 de abril, em Paris, o certificado internacional de Estado livre de febre aftosa, sem vacinação.
"Vivemos tempos de transformação, com o crescimento da cultura da cana, das florestas plantadas e, mais recentemente, com a citricultura. E nesse movimento, a presença do Governo do Estado foi fundamental para atrair esses investimentos", destacou o presidente da Acrissul.
A Expogrande deste ano trará para debate o mercado regulado de crédito de carbono. Citando a recente assinatura do Pacto do Pantanal, Bumlai sublinhou o esforço de todos para garantir a execução do programa de PSA (Pagamento por Serviços Ambientais), tema que também será trazido, ao lado da sustentabilidade, para grandes encontros organizados pelas instituições durante a feira agropecuária.
Bumlai destaca também a presença da Acrissul nos debates envolvendo meio ambiente e as mudanças climáticas, através de seu Departamento do Pantanal.
A raça nelore vem novamente para a Expogrande, desta vez com 350 animais e participando do ranking nacional, a exemplo do girolando. Participam em duas etapas de julgamentos equinos das raças crioula, pantaneiro e árabe.
"Organizamos os melhores shows para esta edição, graças a ousadia da Duts, que não mediu esforços para trazer o que há de melhor em entretenimento", afirmou.
Guilherme finalizou agradecendo a presença das instituições, da diretoria, das autoridades, produtores rurais, patrocinadores, expositores e, especialmente da imprensa, que tem dado apoio incondicional à realização da Expogrande.
Patrocínio e apoio:
A 85ª Expogrande, que acontece de 03 a 13 de abril no Parque e Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande (MS), conta com o patrocínio das Casas Bahia, Sicredi, Sistema Fiems, Fort Atacadista, Energisa, Mécari, Soldamaq, CRMV-MS, Sebrae-MS, Caixa e Governo Federal, e o apoio da Fundação de Cultura, Governo do Estado e Setesc.