Diagnosticada com Leucemia em 2018, Larissa Araújo Sanches (13) encerrou um ciclo de muita perseverança e luta, após seis anos de tratamento contra à doença. Nesta semana a adolescente "tocou o sino da vitória" que representa o fim das idas ao hospital para as sessões de quimioterapia e todo o processo doloroso que o câncer traz.
Durante visita ao projeto fazendinha nesta quarta-feira, 10, os 14 pacientes AACC (Associação dos Amigos da Criança com Câncer), incluindo a menina, tiveram oportunidade de conhecer os animais de perto e participar das atividades dinâmicas.
Acompanhando a filha que se emocionou ao lembrar dos momentos em que não tinha forças para brincar, dona Maria Otília, espera um recomeço cheio de saúde e com mais alegrias.
Larissa Araújo e a mãe, Maria Otília, durante passeio na Fazendinha da Acrissul - Foto: Assessoria de Comunicação | Acrissul
"Agora é só gratidão no coração mesmo, porque a gente nunca sabe como vai ser o tratamento. Foi muito difícil todo o processo. A gente deixa filhos, casa, deixei tudo em Ponta Porã, praticamente cinco anos, indo e voltando, vindo de madrugada e agora ela está bem e com saúde. Graças à ciência, à medicina e a minha fé", relata.

Em 2023, aproximadamente 35 crianças em tratamento oncológico pela AACC, participaram do Projeto Fazendinha da Acrissul. Segundo Rosângela Machado, coordenadora e assistente social da associação, o acolhimento pela entidade é feito aos pacientes do interior do estado que ficam hospedados, enquanto realizam o tratamento nos hospitais de Campo Grande.
"Hoje o hospital de referência é o Regional, que tem o CETOHI, que é o centro de tratamento de oncologia infantil. As crianças, a grande maioria, realizam o tratamento lá e como muitas vem de outras cidades do interior e não têm aonde ficar, nós as hospedamos", afirma.
O local acolhe e oferece aos pacientes o serviço social, de psicologia, setor lúdico pedagógico, classe hospitalar, e dentre outras atividades para atender toda à demanda.
O Centro de Tratamento de Oncologia Infantil (CETOHI) é mais um dos serviços de referência do Hospital Regional Rosa Pedrossian (HRMS). Inaugurado em maio de 2000, já são 24 anos atendendo crianças e adolescentes de 0 a 18 anos com doenças oncológicas e hematológicas como anemia falciforme, hemofilia, todos os tipos de anemia e doenças do sangue.
Turma com 14 crianças e adolescentes participou das atividades no local - Foto: Assessoria de Comunicação | Acrissul
Fazendinha na Expogrande 2024
Em novo local e com mais atividades voltadas ao público infantil, o Projeto Fazendinha da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), abriu visitação para alunos da rede pública e privada nesta semana. Mais de 1.500 alunos já passaram pela atração estruturada no Parque de exposições Laucídio Coelho em três dias de atendimento.
Segundo a organização, o passeio conta com atividades lúdicas como, jogo da velha, pula-pula de pneus, canto do laço, apresentação de música, distribuição de picolés, sucos e iogurtes de marcas parceiras na Expogrande 2024.
Horários de funcionamento da Fazendinha
Todos os dias, das 9h às 21h. Importante ressaltar que a Expogrande 2024 terá entrada gratuita de domingo à quinta-feira. Sexta-feira a partir das 16h e sábado a partir das 15h, o valor da entrada terá o custo de R$ 20,00. O ingresso aos shows será cobrado à parte.