Acrissul participou nesta segunda-feira, 24, do lançamento da Dinapec e do Fórum Pré-COP 30 na Capital. O evento aconteceu no Bioparque Pantanal, em Campo Grande (MS)
A Dinapec é uma feira tecnológica, realizada a cada dois anos, com o objetivo de transferir as principais tecnologias geradas pela Embrapa e parceiros, permitindo ao visitante o contato direto com pesquisadores e técnicos.
A feira acontece de 24 a 26 de março, em Campo Grande (MS), realizada pelo Governo do Estado e pela Embrapa Gado de Corte, em parceria com instituições de destaque no segmento.
Uma área de 30 hectares na Embrapa Gado de Corte foi especialmente preparada e organizada de forma a atender transformações e demandas do setor produtivo. A Dinapec é conhecida nacionalmente como um importante evento, e apresentará os melhores resultados de pesquisa, inovação, produtos, tecnologias, conhecimentos e serviços para os produtores, técnicos e envolvidos na cadeia da carne.
A Acrissul foi representada pelos diretores Guilherme Bumlai (presidente), pelo vice Dácio Queiroz Silva e por Roberto Folley Coelho.
Fórum Pré-COP 30
O Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande (MS) será palco de importantes debates com a participação de autoridades e cientistas de diversas áreas da pecuária e do clima. A Embrapa e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), realizam, no dia 24 de março de 2025, o Fórum Pré-Cop 30: Pecuária como parte da solução. O Fórum faz parte da “Jornada pelo Clima”, uma iniciativa da Embrapa que prevê a realização de diversos eventos em todo o país em preparação para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), a ser realizada em novembro de 2025 em Belém (PA).
O Fórum começa com a palestra magna “De Baku a Belém: a agropecuária brasileira na COP 30” com o pesquisador Marcelo Morandi, chefe da Assessoria de Relações Internacionais da Embrapa e membro da delegação brasileira nas negociações sobre clima da UNFCCC (Convenção Quadro das Nações Unidas para Mudanças Climáticas). Na sequência, haverá uma mesa-redonda, com representantes e stakeholders da cadeia produtiva da pecuária para discutir “Os desafios da pecuária sustentável”. No período da tarde, os painéis “A Ciência do carbono e as estratégias para pecuária no contexto da economia circular” e “Políticas públicas e mercados verdes: Compromisso do Brasil para a COP 30” completam a programação.
Entre os palestrantes, estão confirmados Daniel Vargas (FGV), Joaquim Cordeiro (BNDES); Alexandre Berndt (Embrapa), Eduardo Bastos (ABAG), Ana Doralina (Mesa Brasileira de Pecuária Sustentável), Bruno Leite (DECAP/MAPA), Gabriel Amorim (Ministério Público de Rondônia), Paulo Pianez (Marfrig), Renato Roscoe (Instituto Taquari Vivo), Judson Valentim (Embrapa), Manuel Macedo (Embrapa), Leonardo Gava (Climate Bonds Initiative) e Artur Falcette (Semadesc).