UE avalia regras de bem-estar animal
O Parlamento Europeu está avaliando o Plano de Ação de Bem-Estar Animal 2006-2010, que deve expirar no ano que vem, para delinear um novo plano para os próximos anos.
Pela revisão, concordou-se que os produtos de origem animal de países de fora da União Europeia (UE) devem cumprir com padrões similares para evitar distorções na competitividade dos produtores locais e estrangeiros.
De acordo com Membros do Parlamento Europeu, a proteção dos animais de produção deve permanecer como o foco do Plano, melhorando os padrões de bem-estar, desenvolvendo pesquisa e indicadores, além de informar profissionais e consumidores.
O aumento dos encargos regulamentadores aos produtores locais é uma importante preocupação para alguns membros, com uma sugestão de que as atuais regras devam ser primeiramente monitoradas e o cumprimento deve ser verificado, antes de se projetar um sistema excessivamente rígido.
Essas regulamentações devem se tornar uma importante barreira comercial se não forem baseadas em ciência e não considerarem os sistemas mais extensivos de produção da maioria dos países exportadores.