Notícias

Cotações da soja ganham força com elevação do petróleo

1 OUT 2009 • POR Notícias Agrícolas • 00h00

A soja em Chicago começou as negociações do viva voz com tendência de queda em função do relatório do USDA sobre os estoques físicos do grão nos EUA, que mostrou volume maior do que o esperado pelo mercado , mas acabou virando de mão e ganhou força com as notícias de elevação dos preços do petróleo. O preço do barril subiu depois que o Departamento de Energia dos EUA revelou que as reservas de gasolina caíram em 1,6 milhão de barris no período (para 211,5 milhões, 10,6% acima do visto um ano antes). Os analistas esperavam um aumento entre 800 mil e 1,2 milhão de barris.

As reservas de destilados , que incluem querosene da aviação e combustível para calefação doméstica, por sua vez, cresceram em apenas 300 mil barris (abaixo do 1,1 milhão esperado), para 171,1 milhões.
E ainda existe uma expectativa de que o terremoto que atingiu ontem a ilha Sumatra, na Indonésia, possa ter causado danos às plantas de extração de petróleo e de gás natural liquefeito naquela região.

O West Texas Intermediate (WTI) sobe, em Nove Iorque, 3,49% para 69,04 dólares, e o Brent, em Londres, valoriza 3,27% para 67,63 dólares.

A valorização do petróleo também está ajudando na recuperação de preços do milho , do café e de outras comodities agrícolas.