Para Riedel, Expogrande sustenta o sentimento de ser sul-mato-grossense
Governador de MS, Eduardo Riedel, participou da abertura oficial da feira nesta quinta, 3
Ao discursar na noite desta quinta-feira, 3, durante a abertura oficial da 85ª Expogrande, o governador Eduardo Riedel, afirmou que a importância da Expogrande é medida quando a sua principal mensagem é de que ela mantém vivo no sul-mato-grossense essa vontade de investir na atividade agropecuária. "Esse é o sentimento de ser sul-mato-grossense".
Ao falar da diversificicação da matriz econômica em todas as áreas de produção do Estado, não só na indústria, como no agro, no comércio e em serviços, Riedel destacou, como exemplo, os investimentos de R$ 30 bilhões da Arauco em Inocência (MS), o que será necessário também mobilizar toda a reestruturação dos municípios para atender a oferta de 14 mil empregos. Ao ser concluída, a megafábrica irá produzir 3,5 milhões de toneladas de celulose.
"A Expogrande se consolidou como um evento de referência nacional. Independente do cenário econômico, ela continua sendo uma vitrine do setor agropecuário. Além dos negócios, é um espaço para debates importantes, como sustentabilidade, industrialização e desenvolvimento rural", destacou.
Riedel também ressaltou que a feira reflete a força econômica da pecuária sul-mato-grossense: "Mato Grosso do Sul tem um PIB (Produto Interno Bruto) do agro que representa 30% da economia estadual. Com a diversificação da produção, como a entrada da celulose e da cana-de-açúcar, o setor se fortalece ainda mais."
A sustentabilidade é um dos temas centrais do evento. Segundo Riedel, questões como preservação do Pantanal, reflorestamento e manejo sustentável da pecuária estão em pauta. "A sustentabilidade está presente em todas as cadeias produtivas do Estado. O bioma Pantanal, a pecuária de corte, a produção de leite e o setor florestal são debatidos constantemente na feira".
O Governo do Estado tem um estande na Expogrande, onde manterá uma agenda de encontros e atendimentos.
Patrocínio e apoio:
A 85ª Expogrande, que acontece de 03 a 13 de abril no Parque e Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande (MS), conta com o patrocínio das Casas Bahia, Sicredi, Sistema Fiems, Fort Atacadista, Energisa, Mécari, Soldamaq, CRMV-MS, Sebrae-MS, Caixa e Governo Federal, e o apoio da Fundação de Cultura, Governo do Estado e Setesc