Expogrande recebe Passaporte e Redomão Crioulo MS nesta semana
Seletiva morfológica do ciclo classificará oito exemplares para a Final da Morfologia do Cavalo Crioulo na Expointer
O cavalo crioulo marcará presença nas pistas da Expogrande 2025, em Campo (MS), nesta semana. O Parque de Exposições Laucídio Coelho receberá, na sexta-feira (4/4) e no sábado (5/4), mais uma etapa da Exposição Passaporte de Outono 2025. Promovida pela ABCCC (Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos) e pelo NCCC-MS (Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Mato Grosso do Sul), a seletiva morfológica do ciclo classificará oito exemplares – quatro machos e quatro fêmeas – para a Final da Morfologia do Cavalo Crioulo na Expointer 2025, que ocorrerá de 26 a 31 de agosto, na Arena do Cavalo Crioulo, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).
Sob o comando do jurado Luciano Corrêa Passos e do auxiliar Felipe Ribeiro Morais, o Passaporte, projeta o presidente do NCCC de MS, Roberto Diedrich, deve ser de alto nível. “A expectativa é fazer um evento maravilhoso como foi o do ano passado”, afirma. Esta é a 10ª edição da etapa realizada em Campo Grande.
Expansionista da ABCCC na região, Lucas Corrêa Lau reforça que, nos últimos anos, além de receber animais de outros estados, a prova tem apresentado crescimento no número de expositores locais e alta qualidade de seus exemplares em pista. “Cada vez mais eles vêm participando e sendo competitivos. No ano passado, por exemplo, apesar da forte presença de Santa Catarina, do Paraná e do Rio Grande do Sul, tivemos animais classificados para a Final da Morfologia em Esteio, tanto machos quanto fêmeas, da Região 8”, acrescenta.
Redomão Crioulo
Você poderá acompanhar ao julgamento ao vivo, através da transmissão no Canal Oficial do Cavalo Crioulo no YouTube. Sua companhia será o médico veterinário João Paulo Miolo Santos.
Confira a programação:
2/4 - Quarta-feira
15h - 1° Fase Redomão e 1 Ano de Freio e Freio do Proprietário.
3/4 - Quinta-feira
8h - Mangueira 1 Ano de Freio e Mangueira, Campo e Freio do Proprietário
9h - Esbarrada e Escamurçada Livre Redomão.
10h - Mangueira II, Freio do Proprietário.
14h - Bayard-Sarmento, Freio do Proprietário.
14h30min - Campo Redomão e 1 Ano de Freio, Campo Il Freio do Proprietário.
18h - Admissão Passaporte.
4/4 - Sexta-feira
8h - Início do Julgamento Morfológico.
14h - Cont. do Julgamento Morfológico.
19h - Confraternização do Núcleo e Leilão.
5/4 - Sábado
9h - Julgamento dos Grandes Campeonatos.
Patrocínio e apoio:
A 85ª Expogrande, que acontece de 03 a 13 de abril no Parque e Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande (MS), conta com o patrocínio das Casas Bahia, Sicredi, Sistema Fiems, Fort Atacadista, Energisa, Mécari, Soldamaq, CRMV-MS, Sebrae-MS, Caixa e Governo Federal, e o apoio da Fundação de Cultura, Governo do Estado e Setesc.