Eventos

Festival Internacional da Carne é uma vitrine para a pecuária de MS

Evento vai até domingo e vai preparar 10 mil quilos de carnes para o consumo dos visitantes

14 SET 2024 • POR Acrissul | Da Assessoria de Imprensa • 16h46

O Festival Internacional da Carne abriu ontem oficialmente durante cerimônia no Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande (MS), onde acontece o evento que vai até domingo, 15, com a presença de um grande número de convidados, patrocinadores, apoiadores, autoridades e imprensa.

Guilherme Bumlai, presidente da Acrissul, entidade parceiro na promoção do Festival ressaltou a importância do evento para a entidade, que tem em sua matriz a pecuária e a produção de carnes. "O Mato Grosso do Sul hoje contribui de forma fundamental para o Brasil ser o maior exportador de proteína animal do mundo, enviando seus produtos para mais de 180 países", avaliou o ruralista.
 

Bumlai aproveitou para parabenizar o Governo do Estado, representada pelo presidente da Agems, Carlos Alberto Assis, pela criação e manutenção de importantes programas de Estado de apoio à pecuária, como o Precoce MS e o Programa de Carne Orgânica do Pantanal, entre outros. "Nossa carne é resultado de uma união de esforços de vários elos da cadeia produtiva e que envolve investimentos em melhoramento genética, sanidade, nutrição e manejo, tudo para desenvolver bovinos de alta fertilidade e capazes de produzir carnes com excelente marmoreio e com precocidade", afirmou.

Cerca de 400 pessoas estão envolvidas na realização do Festival Internacional da Carne, pela segunda vez sediado no Parque de Exposições Laucídio Coelho.

A idealizadora do Festival, Márcia Marinho, agradeceu em primeiro lugar o Governo do Estado por todo o apoio dado ao evento. "Estamos fazendo um trabalho para que este evento tome uma dimensão que tenha realmente a carne como principal ingrediente na gastronomia em nosso Estado". Para ela este ano o Festival vem com outra dimensão, mais interativo, trazendo um novo conceito, com mais de 30 estações de carnes, inclusive algumas exóticas como jacaré, avestruz e búfalo. 

"Estamos trazendo este um outro conceito, com restaurantes climatizados e serviços a la carne, se o visitante preferir. Este ano o Festival chega muito mais bem formatado, com os aprendizados e a experiência do ano passado", ressaltou, agradecendo aos patrocinadores Sebrae, Senar, Secretaria de Esportes, Cultura e Turismo, Fundação de Turismo, à Heineken, a cerveja oficial do evento, pela parceria".

Falando em nome do governo de Eduardo Riedel, o presidente da Agems, Carlos Alberto Assis, afirmou que este Festival só tem a crescer, tudo para ser um marco no calendário cultural e gastronômico do Estado. O secretário de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez Ramos, agradeceu a parceria com o evento e o empenho da organização na realização do Festival. "Por onde a gente anda só ouvimos elogios à qualidade da carne de MS", ressaltou.

O evento surgiu como uma iniciativa para promover a excelência da carne sul-mato-grossense, reunindo pecuaristas, produtores, chefs e especialistas do setor. Além de destacar a qualidade da carne local, o festival também busca abrir portas para o mercado internacional, impulsionando exportações e atraindo investimentos.

Ademar Silva Júnior, secretário de Inovação e Agronegócio e Campo Grande, lembrou da parceria da Prefeitura de Campo Grande no primeiro festival na Acrissul, prabenizou a realização do evento e a importância dele para o marketing da carne de Mato Grosso do Sul.