Instituições confirmam participação na Dinapec 2025
A Dinapec teve sua primeira edição em 30 de março de 2006 denominada "Feira de Agroinovação
A construção da Dinâmica Agropecuária – Dinapec 2025 em Campo Grande (MS) avança em relação a parcerias e apoiadores. As visitas recentes dos gestores da Embrapa Gado de Corte, Antonio Rosa e Luiz Orcírio de Oliveira, entidades sul-mato-grossenses, paulistas e mineiras expandiram os planos do evento para o próximo ano.
O primeiro deles é ter o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul como realizador da feira de tecnologias ao lado da Embrapa. Em reunião, o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, e os secretários-executivos Rogério Beretta e Ricardo Senna traçaram os primeiros traços dessa cooperação.
A Superintendência Federal de Agricultura do Ministério de Agricultura e Pecuária (SFA-MS/MAPA) volta à Dinâmica trazendo as políticas públicas e os programas federais rodoviários à pecuária de baixo carbono, como o Plano ABC+, e acenou para possíveis capacitações ao público. Assim como os parceiros de longa data do Sistema Famasul e Acrissul, que em 2025 vão ter a companhia da Famato e da Acrimat (MT).
Entre as empresas, a Marfrig, parceira comercial das marcas-conceito Carne Carbono Neutro (CCN) e Carne Baixo Carbono (CBC), traz suas soluções para melhorar os sistemas de produção agrícola. “São parcerias que se abrem para fortalecer a história da pecuária de corte brasileira, e oportunidades para o mercado interno e também de exportação”, destaca Antonio Rosa, chefe-geral da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande), que se reuniu com o diretor de sustentabilidade da multinacional, Paulo Pianez.
Rosa e Luiz Orcírio também deram início a tratamentos com a Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), o Banco do Brasil, a Timac Agro, o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-MS), a Associação Brasileira das Indústrias de Suplementos Minerais (ASBRAM), a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC), o Sindirações – Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Nacional, a ABS Brasil, a Alta Genetics, a Associação Brasileira de Inseminação Artificial (ASBIA) e a CRV Lagoa.
“Nosso convite foi a fim de ampliar parcerias estratégicas para a próxima edição da Dinapec. Juntos podemos fazer ainda mais pelo desenvolvimento da pecuária brasileira”, afirma Luiz Orcírio, chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia do Centro de Pesquisa.
História
A Dinapec teve sua primeira edição em 30 de março de 2006 denominada "Feira de Agroinovação". O tema principal foi o Sistema de Integração Lavoura-Pecuária e o objetivo era destacar o conhecimento voltado para uma peculiaridade de corte sustentável. Nos 27 hectares disponíveis, dez Unidades da Embrapa reuniram-se demonstrando as várias possibilidades para se produzir carne bovina de qualidade. Nos anos que passaram, o número de Centros de Pesquisa se ampliou, assim como, a área da feira e os parceiros.
A Dinâmica está localizada na Avenida Rádio Maia, 830, zona rural, saída para Aquidauana, na capital sul-mato-grossense, e acontecerá entre os dias 24 e 26 de março de 2025 na sede da Embrapa Gado de Corte. Informações pelo telefone (67) 3368-2141 e www.embrapa.br/gado-de-corte .