Iagro tem sistema de fiscalização moderno para controle sanitário em MS
O governador do Estado, Eduardo Riedel visitou hoje (02) as instalações da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO) e conheceu o CCO (Centro de Controle e Operações), sistema de controle sanitário animal e vegetal que está em funcionamento há oito meses – desde dezembro de 2023. A visita foi um reconhecimento ao trabalho da equipe dos servidores e fiscais agropecuários que atuam mantendo a eficácia da sanidade agropecuária estadual. A avaliação é que a Iagro trabalha de forma “transversal, comprometida e inserida no Estado Digital”.
Acompanhado do secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) Jaime Verruck, o secretário-adjunto Walter Carneiro Jr, o secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rogério Beretta e o diretor -presidente da IAGRO, Daniel Ingold, o vice-presidente da IAGRO, Cristiano Moreira, o governador conheceu as áreas de defesa animal e vegetal, e a sala de monitoramento onde fica o CCO.
O objetivo, segundo o diretor da Iagro, Daniel Ingold foi apresentar os avanços da Iagro na busca pela obtenção do status sanitário de livre de febre aftosa sem vacinação. Recentemente, a Iagro passou por auditoria do Ministério da Agricultura, bastante rigorosa que veio atestar o andamento dos processos na busca pelo reconhecimento sanitário internacional. “Tivemos bons resultados então o objetivo hoje foi apresentar as mudanças, reformar, melhorias e processos que foram feitos na Agência. Assim como apresentar nosso sistema de monitoramento que é hoje uma ferramenta de destaque no trabalho de vigilância e sanidade agropecuária”, destacou.
De acordo com o assessor de inteligência da Iagro, Robson Campos dos Anjos, o trabalho do CCO é realizado com o apoio da tecnologia e também de videomonitoramento. “Fazemos o monitoramento para onde o gado está indo, se está vacinado. E a gente também faz o controle de entrada de dados, que são analisados, referente a fiscalização e transporte de bovinos, suínos, aves, e também produtos vegetais”, afirmou Robson Campos dos Anjos, assessor de inteligência da Iagro.
Na visita, que também reuniu os secretários da Segov, Rodrigo Perez e Frederico Fellini (SAD), Riedel pode acompanhar a operação do sistema. “O trabalho desenvolvido na Iagro tem correlação direta com os quatro eixos estratégicos que estão estabelecidos, que são inclusivo, próspero, verde e digital. Essas novas ferramentas trazem modernização, e estamos usufruindo da tecnologia a serviço do Estado”, afirmou.
Atualmente são aproximadamente 70 câmeras distribuídas nas rodovias que cortam o Estado, em parceria com a PRF (Polícia Rodovia Federal) e Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda), com a possibilidade a aumento da quantidade de equipamentos, por meio de parceria com o Detran (Departamento de Trânsito de MS).
Riedel ainda destacou que o sistema é uma amostra da transversalidade preconizada no Governo. “Enquanto isso acontece, o Estado ganha uma alavanca poderosa de gestão pública, porque você está somando as forças das diferentes instituições, cada um com seu objetivo específico, muito bem delimitado. Mas, que nessas zonas de confluência, elas podem gerar um resultado muito maior para todo mundo”, salientou.