Setembro começa com tempo seco e calor em MS
Mato Grosso do Sul deverá enfrentar nos próximos dias (03 a 12/09), uma massa de ar quente e seco que irá se estabelecer na região central do País. As condições previstas de temperaturas acima da média e o período sem chuvas favorecem a ocorrência de incêndios florestais. O alerta é do meteorologista Vinicius Sperling, do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).
De acordo com o meteorologista do CEMTEC, o clima agrava as condições de seca no Estado. “Toda essa situação contribui para o surgimento de novos focos de calor e propagação rápida de focos já existentes. Por isso, recomenda-se que a população não coloque fogo em hipótese alguma, pois a situação meteorológica é bastante crítica. E pode sair do controle”, recomenda.
A questão da saúde também e lembrada pelo meteorologista. “O tempo seco e a fumaça podem elevar a ocorrência de doenças relacionadas ao sistema respiratório. Por isso a população de ficar atenta e aumentar a hidratação e evitar o contato com sol em períodos mais críticos do dia”, complementa.
Devido a presença da massa de ar seco, a umidade relativa do ar fica baixa, com valores entre 10-20%. A frente fria, de fraca intensidade, passa rápido pelo estado do MS e na próxima semana as temperaturas ficam elevadas e acima da média para o período, com valores que podem atingir os 38-41°C principalmente nas regiões pantaneira e sudoeste.