Aplicativo da Embrapa vai acelerar coleta de dados em propriedades rurais
Ferramenta digital foi apresentada nesta segunda-feira, 8, durante palestra sobre Boas Práticas Agropecuárias na Showpec 2024
Com foco no processo e agilidade pelas demandas de pecuaristas, a Embrapa Gado de Corte desenvolveu um aplicativo que vai captar informações e dados importantes nas propriedades rurais. A ferramenta batizada de "Meu BPA" foi apresentada pela pesquisadora da Embrapa, Mariana Aragão, durante palestra da Showpec 2024, ministrada no auditório da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), nesta segunda-feira, 8.
"Antes do app, demorávamos algum tempo para colher as informações em campo porque só tínhamos um profissional fazendo a coleta. Essa era uma das dificuldades inclusive, pelo trabalho muito manual e até por isso o número de fazendas acabou também diminuindo demais porque não tinha capacidade operacional. Com o aplicativo, todo produtor rural poderá ter acesso e o processo será acelerado", explica Mariana.
Além da plataforma, outras novidades referentes ao manual de BPA (Boas Práticas Agropecuárias) da Embrapa, foram divulgadas. Agora o programa incluiu bubalinos e roformulou todo o conteúdo de informações sobre legislação. Com as mudanças, será possível colher os dados via aplicativo e sem planilha.
"O técnico vai fazer a aplicação do checklist na propriedade rural. Ao final da visita, o laudo já sai automático, então na mesma hora ele já conversa com o produtor, já apresenta para o produtor o resumo de tudo o que aconteceu, de tudo o que está conforme, de tudo o que não está conforme, que ele precisa melhorar", enfatiza a pesquisadora.
Ainda não há uma data específica para o lançamento do aplicativo mas segunda a Embrapa, em breve a novidade está disponível nas lojas vistuais. A ferramenta desenvolvida com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Após a palestra de Mariana, o evento segui com a participação do presidente do Sindicato Rural de Campo Grande, Rochedo e Corguinho, Alessandro Coelho, que reforçou a participação dos produtores na classe, o pesquisador Guilherme Malafaia com informações sobre as crises ou oportunidades do ciclo da pecuária; e o especialista Luiz Paulo Gomes, com planejamento patrimonial e sucessório.