MERCADO DA CARNE

Abates de bovinos no Brasil avançam 4% no 2º trimestre

As exportações brasileiras de carne bovina atingiram 463 mil toneladas no período

4 AGO 2022 • POR Canal Rural • 09h51
O preço médio da carne bovina em dólar atingiu US$ 6,5/kg, uma alta de 31% comparado ao 2T21 e 17% ante o 1T22 - Arquivo

No segundo trimestre de 2022 foram abatidas aproximadamente 5,5 milhões de cabeças de gado no Brasil, alta de 4% quando comparado ao primeiro e segundo trimestre de 2021, segundo informações divulgadas pela Minerva Foods, na publicação Panorama Setorial, do 2º trimestre de 2022. O preço médio da arroba (indicador Boi Gordo Esalq/BM&F para o estado de São Paulo) atingiu R$ 325,0/@ no 2T21. Em dólares, o preço do gado no trimestre seguiu US$ 4,4/ kg.

As exportações brasileiras de carne bovina atingiram 463 mil toneladas no segundo trimestre de 2022, uma expansão de 18% na comparação anual e estável ante o trimestre anterior. A receita de exportação no trimestre, alcançou US$ 3,0 bilhões, um aumento de 54% na comparação com o ano anterior e de 15% com o 1T22, impulsionado pelo movimento de alta nos preços da carne bovina no mercado internacional.

O preço médio da carne bovina em dólar atingiu US$ 6,5/kg, uma alta de 31% comparado ao 2T21 e 17% ante o 1T22. Em reais, o preço médio do trimestre foi de R$ 32,0/kg, crescimento de 22% na base anual e de 10% ante o trimestre anterior. O movimento de alta nos preços reflete a forte demanda internacional e o desbalanceamento entre a oferta e demanda por carne bovina no mercado global.

A China se destacou como o principal destino das exportações de carne bovina brasileira neste 2T22 com um market share de 70%. O segundo principal destino foram Egito e Chile, que representaram 3% cada um, seguidos por Filipinas, totalizando 2% das exportações. No segundo trimestre de 2022, o mercado interno brasileiro manteve-se estável, seguindo a sazonalidade natural de um primeiro semestre do ano. Ademais, vale salientar que o país sofre com um ciclo de alta inflação que acaba impactando negativamente o poder de consumo da população.