Considerando a ocorrência das queimadas em Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado, em consonância com a Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), e embasada nas orientações da Superintendência Federal da Agricultura – SFA/MS e Embrapa Pantanal e parecer favorável do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, prorrogou por mais 15 dias, através de publicação da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), em caráter excepcional, a vacinação contra a febre aftosa e vacinação contra brucelose nos municÃpios de Aquidauana, Corumbá, Ladário, Miranda e Porto Murtinho.
A portaria com a prorrogação foi publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (29). O pedido, feito pela Famasul à Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), atende solicitação dos produtores do Pantanal devido à situação de emergência decretada em virtude das queimadas e estiagem prolongada na região. A justificativa foi embasada nas orientações da Superintendência Federal da Agricultura – SFA/MS e a Embrapa Pantanal e teve parecer favorável do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. Para essas regiões, o registro das vacinações deve ser feito até 31 de dezembro.
Para os mesmos municÃpios, a vacina contra a brucelose e o registro devem ser feitos até 15 de janeiro. O registro das duas vacinações também foi prorrogado por 15 dias, ficando assim o novo calendário, considerando a região sanitária de cada propriedade: