Agricultura sustentável é tema de curso na Expogrande

11 de março de 2019

Nos dias 5 e 6 de junho o GAS (Grupo Agricultura Sustentável) ministrará um curso na 81ª Expogrande, evento promovido pela Acrissul de 4 a 14 de abril no Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande (MS). O palestrante é o engenheiro agrônomo José Luiz Moreira Garcia, formado pela Escola Nacional em Agronomia e vários títulos de pós-graduação nos Estados Unidos e no Brasil. 
 
O curso é restrito a 45 membros do GAS de Mato Grosso do Sul, constituindo-se num evento preparatório para o encontro nacional do Grupo, que este ano se dará em agosto em MS. No ano passado o encontro aconteceu em Goiânia e reuniu 900 pessoas. Em MS o coordenador do grupo é o produtor Rogério Zart.
 
Programação
O programa do curso será composto por três apresentações: 
 
1. Agricultura Biológica – Produzindo Alimentos com a Natureza. 
Histórico do Movimento orgânico, Porque Agricultura Biológica, Método Albrecht, Carey Reams, Diferentes Métodos de Analise Química do Solo, Trofobiose explicada, Medições na seiva – Brix, Nitratos, C.E., pH, etc.., Compostagem aeróbica, Compostagem Anaeróbica (Bokashi), Microrganismos Eficientes de Mata, Multiplicação de Biológicos, Compost Tea, Rede alimentícia do solo, Substancias Humicas, Ativadores biológicos, etc.. Agricultura Biológica – A agricultura do futuro – Isenção de contaminantes químicos aliada a altas produtividades com qualidade. 
 
2. Saúde do Solo – Um Novo Conceito de Agricultura Sustentável 
Colhendo energia do ambiente e transformando em matéria, Novos Métodos de avaliação da Saúde do Solo, Terra Preta de Índio, Sequência Bioquímica do Solo, a importância de cada um os componentes minerais da fertilidade do solo, Uso de Pós de Pedra na Agricultura, Integrando Química, Física e Biologia, Componentes Biológicos do Solo, Agentes Biológicos e sua multiplicação “On Farm”, como produzir com densidade nutricional que garante plantas resistentes a pragas, doenças, estresses ambientais, maior vida de prateleira e sobretudo maior produtividade com qualidade. 
 
3. Glifosato – Um caminho para as doenças modernas ? 
Como o Glifosato atua no solo, na planta e nos animais e no homem. Evidências científicas de seu malefício ao solo, meio ambiente, animais e seres humanos.
A intenção do Grupo Agricultura Sustentável é trabalhar pela construção de uma nova agricultura, tirando o agricultor da dependência dos pacotes prontos de insumos, utilizando a própria Biologia e técnicas como manejo integrado de pragas, por exemplo, para continuar desenvolvendo a atividade agrícola com produtividade e eficiência.
 
O evento acontece no auditório da Acrissul.
 
Fonte: Da Assessoria | Acrissul | Exporande