Um novo mandato, um novo desafio

Terça, 14 de novembro de 2017 às 13h01

Como é de conhecimento dos associados e produtores rurais, fomos reeleitos para mais um mandato frente à nossa querida Acrissul - a Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul. No primeiro mandato, que se encerrou em setembro, recolocamos a casa em ordem, dentro de um planejamento que fez parte do conjunto de metas da então diretoria eleita, sob nossa presidência.

 
Agora, √© hora de prepararmo-nos para encarar os novos desafios que surgem a partir da realidade paginada em 2017, que colocou a pecu√°ria no meio do olho do furac√£o, trazendo uma s√©rie de consequ√™ncias negativas, sendo que algumas delas s√≥ come√ßaram a reverter-se nesse √ļltimo trimestre do ano.
 
Tivemos a malfadada e desastrosa Operação Carne Fraca que só trouxe resultados negativos para a pecuária brasileira, afetando mercados importantes que há anos vinham sendo cooptados, como dos EUA. Apesar disso, graças à competência da cadeia produtiva da carne o País foi provando paulatinamente que de fato o Brasil possui a melhor carne bovina do mundo, produzida a pasto e de forma sustentável.
 
A decis√£o desfavor√°vel do Supremo Tribunal Federal, que permitiu novamente a cobran√ßa do Funrural ressuscitou um assunto que estava sepultado desde 2010. Mas, o Senado Federal reagiu rapidamente e jogou uma p√° de cal na tentativa da Uni√£o de cobrar d√≠vidas passadas referentes ao Fundo Previdenci√°rio. 
 
O assunto ainda é alvo de muita polêmica e questionamentos, inclusive da própria decisão do STF.
 
A reboque disso, a delação premiada dos irmãos Batista (leia-se JBS), descerrou a cortina de fumaça que havia por trás do crescimento assustador do grupo alimentício, envolvendo propina a políticos e autoridades ligadas ao BNDES, que financiou o crescimento da corporação que ganhou o status de maior do mundo em seu segmento.
 
Com tudo isso o pre√ßo da arroba, que vinha de est√°vel a crescente, caiu da casa dos R$ 140 a arroba para R$ 115,00 em cerca de 30 dias, causando um desconforto sem precedentes na pecu√°ria, que passou a tratar com justific√°vel desconfian√ßa a maior ind√ļstria frigor√≠fica do mundo, que tamb√©m √© a maior compradora de boi em p√© no Pa√≠s. 
 
O preço da arroba em queda acabou arrastando consigo o mercado de reposição. E a recíproca vem sendo verdadeira. Com o mercado sentindo a retomada dos preços da arroba aos patamares anteriores, valorizaram também bezerro e gado magro.
 
Acreditamos que 2018 ser√° um ano decisivo para a economia brasileira, que come√ßa a dar sinais de recupera√ß√£o. E √© dentro desse cen√°rio renovado e oxigenado que vamos encarar o nosso maior desafio: promover a hist√≥rica 80ª Expogrande. J√° estamos trabalhando para definir uma data no calend√°rio e as empresas respons√°veis pela promo√ß√£o dos shows j√° est√£o trabalhando para montar uma super-grade para trazer a Mato Grosso do Sul uma agenda de espet√°culos para ficar igualmente na hist√≥ria das exposi√ß√Ķes agropecu√°rias do Estado.
 
O desafio está lançado.
 

Jonatan Pereira Barbosa

Palavra do Presidente

Presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul)